sábado, 6 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Antonio de Pádua Inácio nasceu na cidade mineira de Cajuri em 1950. mudou-se para Ponte Nova, também
Caso queiram manter contato com o escultor Inácio e até adquirir algum de seus trabalhos os contatos são os seguinte:
e-mail: inacioartesacra@yahoo.com.br
Endereço profissional: Rua Bernardo Vasconcelos, 72
CEP: 35400 – 000, Ouro Preto – MG
Telefone para contato: (31) 3817-4328
Realease artístico
A vida de Antônio Inácio é vivida como arte. Em sua casa na cidade mineira de Ponte Nova, o artista fez de sua casa e de sua rua uma obra de arte. Quem entra em sua rua é recebido por um anjo gigantesco, esculpido em concreto pelo artista, única peça do seu projeto Presépio
A paixão pela atividade artística, a obsessão por expressar seus sentimentos de modo a provocar os sentidos e a percepção das pessoas o levou a construir projetos audaciosos, que continham mais do que o desejo particular ao artista em se expressar, a necessidade de repartir seus anseios com as outras pessoas. Um desses projetos foi a construção de um presépio em tamanho natural no início dos anos 90. Sem qualquer patrocínio o escultor concretizou seu projeto esculpindo 15 estátuas em tamanho natural em concreto armado. Sua rua foi transformada em museu a céu aberto, um espaço onde era possível ter uma experiência de caráter artístico. Contudo, a ignorância de alguns fez com que o presépio desaparecesse, restando apenas o Anjo que anuncia o nascimento do menino Jesus, na entrada da rua, e as estátuas que representam as personagens da mangedoura: o menino Jesus, José, Maria e os animais. Estes só foram preservados porque encontram-se nos limites da casa do escultor.
Esse foi um momento de transição para o artista. Esta fase de transição a chamamos de “fase do concreto”. Nunca havia experimentado esculpir em concreto até então, havia trabalhado apenas com madeira e gesso. Embora tenha obtido bons resultados esculpindo o concreto, tomou uma decisão prática, dedicar-se à madeira, que além de mais barata, enquanto matéria prima é mais fácil de esculpir, de transportar e de vender.
A “fase da madeira” do artista pode ser dividida em duas etapas sendo a primeira delas referente ao período de juventude, quando Inácio experimentava diferentes tipos de linguagem. Durante este período o artista dedicava-se ao entalhe e dialogava diretamente com as formas geométricas. As obras possuíam um caráter estritamente abstrato e algumas imagens refletiam as idéias do surrealismo. A intenção de partir para a escultura começava a se esboçar em algumas peças. Iniciava-se a segunda “fase da madeira”, referente ao período de maturidade do artista, quando passa a se dedicar à escultura propriamente dita. Adotou o cedro como matéria-prima para expressar seu trabalho, a afinidade foi tanta que cultiva na frente de sua casa uma árvore desta espécie.
Hoje o artista possui um atelier na cidade de Ouro Preto, onde vende suas peças a artistas de todo o mundo. Dedica-se em especial às imagens de São Francisco de Assis, que podem ser encontradas em diversos tamanhos e esculpidas de vários modos.
Caso queiram manter contato com o escultor Inácio e até adquirir algum de seus trabalhos os contatos são os seguinte:
e-mail: inacioartesacra@yahoo.com.br
Endereço profissional: Rua Bernardo Vasconcelos, 72
CEP: 35400 – 000, Ouro Preto – MG
Telefone para contato: (31) 38174328
Nenhum comentário:
Postar um comentário