terça-feira, 24 de março de 2009

Fase madura, trabalhos mais recentes

Atualmente Antônio Inácio dedica-se exclusivamente à escultura em madeira, especialmente à arte sacra. A presença da figura de Francisco de Assis é marcante na obra do escultor, decorrência de uma espiritualidade profunda ligada ao santo de Assis. Podemos notar o refinamento do estilo, a delicadeza do corte do formão cujo resultado é uma simetria bastante harmônica entre os elementos que compõe cada peça. Outra característica importante desse período de maturidade é a dedicação ao detalhe. As peças ganharam elementos novos, como pinturas, olhos de vidro, desenhos feitos à ferro quente para ressaltar os mantos que vestem o corpo das imagens. Francisca Coelho, esposa do artista, trabalha com perfeição no acabamento das peças. A artesã aprendeu, por meio de erros e acertos, a técnica de envelhecimento, que aplicada às peças lhes conferi um aspecto bastante peculiar. Abaixo podem-se ver os trabalhos mais recentes do escultor.











Novas Experiências

Eis as estátuas feitas por Inácio no início dos anos 90 e que formavam seu “Presépio em tamanho Natural”. O presépio não existe mais, graças à ação dos vândalos, contudo algumas delas resistem à falta de cuidado da população, dos órgãos públicos e à ação do tempo. Inácio durante esses primeiros anos da década de noventa dedicou-se à escultura em cimento, mas logo depois retornou ao uso exclusivo da madeira como matéria prima para suas criações.










Periodo de Transição

As peças a seguir fazem parte do período de trabalho do artista em que começava a ocorrer a transição do entalhe para a escultura. Nesses trabalhos as formas são exploradas com mais intensidade. O entalhe ainda é explorado, porém há o predomínio de uma perspectiva abstrata, basta que prestemos atenção nos entalhes em que as formas humanas são expressas de modo bastante abstrato. Essa sensação de abstração origina-se na multidão de corpos entrelaçados no quadro que visto de longe leva nossa imaginação a alçar vôos maiores, já que os olhos a certa distância acabam se enganando a respeito do que está à sua frente.







Trabalhos de Juventude

As seguintes fotos mostram algumas peças que fazem parte da fase jovem do escultor Inácio. A presença de formas femininas é marcante e são representas sempre ao lado de elementos que compõem a natureza. Os trabalhos desses períodos também revelam o gosto de Inácio por expressões humanas exageradas, como a expressão facial da dor. Nesse período o entalhe se apresentava como forma de expressão artística principal.